segunda-feira, 26 de março de 2007

V de Vingança



O Alan Moore, como sempre, reclamou. Mas acreditem em mim quando eu digo que é só porque ele ADORA encher o saco de vez em quando. Do Inferno é outro baita filme baseado em obras dele e adivinha? Ele não gostou. No caso do V de Vingança ele chegou a pedir pra tirarem o nome dele dos créditos, porque não queria o seu nome associado àquela besteira. PURA frescura. Sim, mudaram coisas na adaptação dos quadrinhos para o filme e sim, existem frases de efeito (o que convenhamos, também não era tão raro assim nos quadrinhos...). Mas a verdade é que o filme ficou muito bom, e mesmo mudando algumas coisas, ele continuou fiel à proposta inicial.

Exemplo: no filme temos um ambiente totalmente 1984 (livro do George Orwell, se é que alguém não sabe disso..., que mostra uma Inglaterra ditatorial e totalmente claustrofóbica), que na minha opinião ficou perfeito - esse ambiente também existia nos quadrinhos, mas no filme ficou mais claro ainda. Outra coisa que mudou, e que em alguns pontos foi para melhor foi a personagem Evey Hammond (Natalie Portman): nos quadrinhos, ela é uma menina de 16 anos que sai pra se prostituir e encontra os homens-dedo (uma polícia especial e violenta), sendo salva por V (um terrorista com uma máscara de Guy Fawkes - terrorista do século XVIII ou XVII ou algo assim que tentou explodir o parlamento num dia 5 novembro e que inspirou todo a personagem do V). No filme, ela é apenas uma moça que sai pra se encontrar com um cara, depois do toque de recolher, e o resto é o mesmo que nos quadrinhos, ela é interceptada pelos homens-dedo e o V salva ela. Nesse ponto eu acho que deixar a versão dos quadrinhos não teria ficado ruim, apesar de que muitas outras coisas no filme também mudariam, e essas mudanças talvez piorassem o filme, logo, a escolha não deixa de ser justa. Outro ponto que mudou dos quadrinhos pro filme, e que aí sim, melhorou e MUITO, foi que, nos quadrinhos, a Evey é levada pelo V pro lar dele (assim como no filme) e ela fica com ele por um tempão e em NENHUM momento ela questiona realmente as motivações e os planos do V. No filme isso não acontece. No filme ela tem uma consciência e discute, argumenta diretamente com o V. Esse foi um dos pontos que eu acho que os Wachoski acertaram em cheio.

No quesito pontos fracos, acho que o pricipal deles é a, digamos, forçação (que palavra feia) de barra excessiva em cima das habilidades de V. Tá certo que é um personagem de quadrinhos, mas uma adaptação pra níveis mais realistas não iria mal. Outro ponto fraco é a atuação de Natalie Portman mais pro final do filme. Até certo ponto ela ia muito bem, e então começa a decair para uma atuação em alguns momentos medíocre e superficial. Destaque pra atuação-por-trás-da-máscara de Hugo Weaving (que faz o V). O cara passa o filme inteiro atrás duma máscara e consegue ser um dos pontos fortíssimos do filme.

A minha sugestão para todos é que aluguem o filme E leiam os quadrinhos para tirarem suas próprias conclusões. Ambos tem seus pontos fortes e fracos. Apenas lembrem-se que o filme é a adaptação de uma história em quadrinhos e portanto relevem certos exageros.

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

"Ambos tem seus pontos fortes e fracos."

Nah nah. O FILME tem pontos fortes e fracos. A hq é perfeita.

27 de março de 2007 às 00:51  
Blogger Renata disse...

Quando tudo explode e V está morto, eis que o policial pergunta a Evey: "Who was he?" E ela responde:

"He was Edmond Dantes.
My father… My mother… My brother… My friend.
He was you… Me…
He was all of us."

Eu ADORO esse final! (tanto que eu decorei né)

Mas tipo, falar mal da Natalie Portman foi desnecessário, Tiago! Além de não ser norte-americana, a mulher é geminiana! Quer coisa melhor?

**Quero ser Natalie quando crescer**

Huahuahuahuahua!

Beijo ;)

27 de março de 2007 às 23:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
 



The Ganelin Trio é:

Antônio Xernenesky
Pedro Silveira
Tiago Nobre de Souza




Últimas Críticas

Scoop
Lábios de Sangue
Dreamgirls
Miami Vice
Babel
Pequena Miss Sunshine
O Labirinto do Fauno

 



Contatos

Éverton Polese
Franciso Cantarelli
Leonardo Ladeira

 



Links

Anti-dicas de Cinema
Electric Eye
Gordurama
IMDB
Mondo Paura
O Jovem Nerd
Omelete